Portugal em festa

Portugal em festa 2015

25 anos


Portugal em festa 2013


Portugal em festa 2012


Portugal em festa 2011

Conjunto Royal enche recinto do "Portugal em Festa" em Echternach

O grupo musical Royal juntou entre 1.500 a 2.000 pessoas no parque de estacionamento Kack, em Echternach, no sábado passado, para mais uma edição de "Portugal em festa", organizado pela associação Amizade Portugal-Luxemburgo(APL)-secção de Echternach, criada há 21 anos.

O groupo musical, originário de Ponte de Lima, esteve pela primeira vez no Luxemburgo e é composto por três vocalistas: Eduardo, Vera e Sylvie, um baterista, Filipe; um baixista, Ricardo; um teclista, Rui; um guitarrista, Mokuna; um acordeonista e teclista, Carlos; duas bailarinas, Sandra e Tânia e os técnicos de som e de luz, Marco e Richa. As raízes do grupo já têm 40 anos, mas só tem o nome "Royal" há onze. Um dos vocalistas explicou ao CONTACTO como o grupo costuma mais actual em Portugal, mas que actualmente está a tentar divulgar o seu trabalho no estrangeiro, "para chegarem mais perto dos emigrantes". "Toda a gente adorou [o concerto] e gostaríamos de voltar cá", disse.

Além do concerto do grupo musical Royal, o "Portugal em festa" contou este ano com 12 ranchos folclóricos e etnográficos, grupos de bombos, cantares e dançares vindos de França, Alemanha e Luxemburgo. No sábado, actuaram grupos de Hagen e Gütersloh (Alemanha), de Gonesse(França) e o grupo "Alto Minho", do Luxemburgo. No domingo depois do almoço, vários ranchos do Luxemburgo e de França participaram no cortejo dos grupos folclóricos, entre a estaçáo de autocarros e o local da festa. Aí, teve lugar o festival de folclore, que encerrou com a atribução de taças como lembrança da participação no enento, e a actuação do grupo "Amigos da Concertina" de Diekirch, como surpresa do dia. 

Silvio Duarte, presidente desde a criação desta secção da APL, contou ao CONTACTO como o "Portugal en festa" é organizado desde 1993, mas que só comçou a convidar conjuntos de Portugal há cerca de três anos. Assim em 2009, foi convidado o "Império Show", e no ano passado o grupo "Costa Rica". Alguns responsáveis comunais de Echternach participaram no cortejo e agradeceram o empenho da associação. Também lançaram um apelo aos imigrantes para se inscreverem nos cadernos eleitorais e poderem votar nas eleições comunais (autáriquicas) de 9 de Outubro.